Certificação de modelo do SINAMOD e DRT. É muito comum ouvir estas siglas ou solicitações sobre estes documentos quando entra para a carreira de modelo.
Tratam-se de documentos distintos de capacitação técnica normalmente solicitados pelos contratantes dos mercados da moda e da publicidade quando precisam justificar a contratação de um profissional regulamentado. Vamos explicar os dois abaixo:
CERTIFICAÇÃO DO SINAMOD
A certificação de modelo do SINAMOD é um documento de capacitação técnica emitido pelo próprio órgão através de seus despachantes credenciados.
A certificação de modelo do Sinamod tem abrangência internacional e para dar entrada junto ao órgão, o profissional precisa estar ligado à uma agência de modelos que se encarregará de fazer todos os trâmites junto aos despachantes credenciados pelo órgão.
Para a emissão da certificação de modelo do SINAMOD, é necessário o modelo tenha três trabalhos publicados ou uma termo declaratório emitido pela agência de modelos que se responsabilizará tecnicamente pelo seu agenciado.
Além do termo de responsabilidade emitida pela agência de modelos, deverão ser encaminhados alguns documentos pessoais e também é cobrada uma taxa equivalente à um salário mínimo da UF emissora, que deverá ser paga uma única vez. O documento é vitalício e normalmente fica pronto em até 24horas.
DRT
Já o DRT é um registro profissional tirado na Delegacia Regional do Trabalho e por consequência tem validação apenas em território nacional.
É errado dizer: “quero (ou tenho) DRT!”, pois na verdade você quer (ou tem) um registro profissional.
O DRT é normalmente solicitado quando os trabalhos são de origem nacional, como por exemplo desfiles ou comerciais de TV (locais)
Para tirar o DRT você terá que ir até o SATED
da sua cidade e dar entrada nos papéis. Também é necessário pagar uma taxa de adesão além da obrigatoriedade da sindicalização, que faz cobranças anuais de contribuição sindical.
Outra exigência do órgão é que você tenha três trabalhos publicados. É necessário ter certificações na área (como a do Sinamod por exemplo, ou cursos de capacitação na área com carga horária comprovada) e deverá passar por uma audição. Demora-se em média 30 dias para a liberação.
Youtubers e Influencers precisam de Certificação SINAMOD ou DRT?
Com a evolução do mercado e de novas atividades de mídia, surgem novos postos de trabalho, como Youtubers, blogueiros e influencers esses são outros casos onde os profissionais ainda não precisam do DRT. Em alguns casos a certificaçãodo SINAMOD é exigida.
CONCLUSÃO:
O DRT e a certificação de modelo do SINAMOD são dois documentos distintos, porém necessários para o bom andamento da profissão MODELO. A falta destes documentos pode impedir que você trabalhe. E ter um deles não substitui a necessidade do outro.
A cada trabalho realizado, cabe ao contratante determinar qual dos dois documentos será necessário apresentar.